top of page

Solenidade de Corpus Christi




Neste mês, te convido a vivenciarmos a solenidade de Corpus Christi que ocorre na quinta-feira 3/6/2021, depois da oitava de Pentecostes. É uma das comemorações mais importante de todas as que acontecem durante o ano, afinal o Próprio Jesus Cristo está no meio de nós para abençoar-nos. Que possamos prepararmos nossos corações para receber Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento da Comunhão e testemunharmos que vivo Ele está no meio de nós.


A solenidade de Corpus Christi vem da língua latina e significa: Corpo de Cristo. É uma festa de preceito onde celebramos a presença real e viva de Jesus Cristo na Eucaristia. Neste dia é realizada a procissão em vias públicas (recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944)), para que possamos testemunhar nossa adoração ao Santíssimo Sacramento da Comunhão (Santíssima Eucaristia) que se faz presente no Corpo e sangue de Cristo, e é presença real do Senhor Jesus no pão e no cálice consagrados. A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.


Essa festa é uma reflexão sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Isto é o meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). Assim, podemos confirmar que quem pediu que nós ao longo dos tempos e da história celebrássemos a Eucaristia foi o próprio Cristo. A Igreja Católica cumpre este mandato até hoje, para perpetuar a presença salvadora de Jesus na história. O texto bíblico mais evidente e claro sobre a doutrina da Eucaristia é o capítulo 6 de São João. Todo ele é um discurso Eucarístico de Jesus que disse “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56). A Eucaristia é a realização da promessa de Jesus que disse: “Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos”(Mt 28).


Santo Tomás de Aquino afirmou: “Nenhum outro sacramento é mais salutar do que a eucaristia. Pois, nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. A Eucaristia é o memorial perene da paixão de Cristo, o cumprimento perfeito das figuras da antiga aliança e o maior de todos os milagres que Cristo realizou” que a Eucaristia constitui o maior milagre realizado por Jesus neste mundo.


No Brasil, em muitas cidades é de costume cultural e religioso ornamentar as principais ruas com tapetes coloridos e com desenhos religiosos onde passa a procissão de fieis em adoração a Jesus Cristo Eucarístico (O destaque maior neste dia é a procissão com o Santíssimo, a qual recorda a caminhada do povo de Deus, como um povo peregrino neste mundo. No antigo testamento o povo foi alimentado pelo Maná, no deserto. Hoje, é alimentado com o próprio corpo e sangue de Cristo).


Que Jesus, o Pão descido do céu que cura, liberta e transforma todos aqueles que o buscam, que revigora nossas forças e aquebranta nossos corações, preencha nossos vazios e purifica nossa alma, a nossa vida, pois somente o Senhor é capaz de tanto amor por nós. Que possamos viver uma vida cristã, pois somente esse é o caminho, viver em Jesus Cristo, com Jesus Cristo, para Jesus Cristo e por Jesus Cristo neste mundo. Que possamos viver diariamente a Eucaristia e que possamos levar esse amor e essa luz aos nossos irmãos, como fez o Senhor Jesus. Que Jesus Eucarístico, o Pão descido do céu, desça sobre nossas vidas através do seu Espírito Santo e pela consagração do seu corpo e do seu sangue sejamos lavados de todo pecado e que sejamos abençoados através do Teu amor por nós. Que Jesus renove em seus dias a esperança, a perseverança e sua FÉ. E que possamos nos fortalecer em nossa fé e na certeza de que Ele vivo está, e que podemos crer no amanhã e em dias melhores. Amém!


Por Karina Amaral

Voluntária da Pastoral São Miguel Arcanjo

Foto: Central de Comunicação RP

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page